CAIO, COMO É A PREDESTINAÇÃO?
—–Original Message—–
From: Reinaldo moraes da Silva
Sent: quinta-feira, 20 de maio de 2004 20:10
To: [email protected]
Cc: [email protected]
Subject: CAIO, COMO É A PREDESTINAÇÃO?
Sou de uma igreja pentencostal tradicional, a maior do Brasil, e aos poucos fui estudando a predestinação, vendo os decretos de Deus, no livro do Rev Falcão, e percebi que muita coisa que acreditava não era a Graça de Deus.
Só gostaria de saber um pouco, mesmo que seje em breve relato: predestinação… Ou me indique um livro sobre este assunto; um livro que não seja Teológico, mas um livro prático, para esclarecer minhas duvidas.
Não precisa expor este e-mail no site, mas se o senhor quiser, fique a vontade.
____________________________________________________________
Resposta:
Meu amado irmão: Graça e Paz!
Um bom livro sobre Predestinação?
Bem, sinceramente, não conheço. Todos são doutrinários e infantis. Fazem apenas uma dogmática sistematizada de textos, construindo, assim, uma doutrina; nada além de uma doutrina.
Minha viagem na afirmação bíblia da predestinação foi toda ela feita na Bíblia, especialmente em Jesus e Paulo. No início, há uns trinta anos, eu li tudo o que encontrei; e foi apenas para minha total insatisfação.
Assim, discerni na Revelação (na Palavra) que sendo Deus quem é, tudo se explica Nele. Todavia, recebi real ajuda para chegar mais perto da idéia através da física quântica, não da teologia.
A visão teológica é muito infantil, pois apresenta o tema colocando Deus preso à linearidade do tempo. Nesse caso, Deus escolheu antes, e nós cumprimos papéis, com uma liberdade que só existe em nossa sensação de liberdade, mas que de fato, não o é, visto que todas as coisas estão preordenadas antes de acontecerem.
Para mim, não é assim. Deus é. Ele é Deus de vivos e não de mortos, pois, para Ele, todos vivem.
Eu sou filho do tempo, e para mim o passado aconteceu, o presente está sendo, e o futuro será!
Mas para Deus, tudo o que está acontecendo no tempo como sucessão de eventos—com passado, presente e futuro—, simplesmente não acontece assim. As coisas são assim para mim; porém, para Deus, tudo é; e tudo parece estar acontecendo em simultaneidade.
Eu sou carne-tempo-espaço-história. Ele é espírito, e acerca de Si mesmo Ele diz: Eu sou!
Simplificando eu lhe diria que quem crê na Graça, crê em Predestinação, mas não faz disso uma doutrina, pois sabe que Deus não é doutrinável, nem estudável, sendo apenas conhecível pela fé. Assim, quem crê, discerne; não explica.
Ora, nem Jesus e nem Paulo tentaram explicar, mas apenas afirmaram.
O sábio, não pergunta como é Deus, mas apenas quem é Deus. Também não pergunta pelos caminhos de Deus, mas apenas anda pela fé.
Receba meu beijo carinhoso.
Nele, que em amor nos predestinou para a adoção de filhos,
Caio