—– Original Message —–
From: QUE 5º EVANGELHO É ESSE?
Sent: Tuesday, August 14, 2007 4:16 PM
Subject: 5º Evangelho?
Caio!
Acabo de ler uma carta onde um irmão diz:
“… agora sei que tu és o quinto evangelho sendo escrito a olhos nus!”
Você concorda com isso? Não vi nada de comentário seu na resposta. Você concorda?
Perdão se estou sendo demais…
Augustus Saulo
_____________________________________
Resposta:
Amado Augustus Saulo: Graça e Paz!
Seu nome é um paradoxo de significados. Augustus é grande, importante, elevado. Saulo é pequeno, menor, mínimo.
Não sei se você já havia atentado para isto, mas dou muita importância aos nomes que têm sentido etimológico límpido.
Aqui na minha terra [Amazonas] é que se o pai é Argimiro e a mãe é Sufia, o menino pode virar Sufimiro e a menina Argufia.
Mas Augustus Saulo é um paradoxo bom e rico. Afinal, para ser verdadeiramente Augustus, tem-se que ser Saulo na humildade; pois, Deus resiste aos Augustus, mas aos Saulos Ele dá a sua Graça — espiritualmente tratando os nomes conforme seus significados; é claro.
Aliás, se for Augustus tem de ser Saulo; pois, qualquer outra composição faz do portador do nome uma proposta de Augustice. Aí o Augustus ter que nascer de novo; se não vira Nicodemos: mestre dos ensinos e lógicas da morte, mas sem discernimento do vento…
Sobre sua questão, de fato li o que foi dito, mas não achei que deveria comentar apenas porque o espírito do que o irmão na fé falou não me punha como o 5º Evangelho, mas sim como um portador do Evangelho vivendo a dinâmica da proposta do Evangelho e falando acerca de seu espírito; de tal modo que ele afirma que com palavras de hoje, o que ele de mim lê, é Evangelho.
Mas se você deseja esquecer o que foi dito e ficar com o que foi escrito por ele, então, eis a minha resposta:
É obvio que eu não sou 5º nada; Graças a Deus não sou 5º e nem dos infernos. Sou o último de tudo; e isto digo em verdade.
O que sei é que não tenho medo nunca de que o que eu diga quando escrevo sobre a fé ou pregue sobre a Palavra — não seja Evangelho puro e simples.
Tão grande é minha certeza acerca disso, que Jesus sabe que se Ele me mandasse pregar com Ele na assistência na casa de Pedro — eu pregaria com a mesma alegria com a qual prego na Presença Dele todos esses anos.
Eu creio no Evangelho; e quanto mais nele creio, mais o vejo crescendo em mim como entendimento. E sei que isto é proporcional à disposição interior de dar razão a Deus pela fé em tudo.
Jesus disse que quem desejasse conhecer, esse deveria antes se entregar e praticar.
Então tudo explode… É primavera. Os botões da revelação se abrem em flores; e os pássaros da Graça gorjeiam melodias de certezas simples no coração.
Escrevo sem medo porque apenas escrevo o que em mim está inscrito. Por isto não pesquiso, não consulto, não recorro a nenhum suporta, e, até mesmo a Bíblia como livro, raramente leio enquanto escrevo, pois, pela Graça da memória, a tenho no coração, e as associações entre questões humanas e respostas da Palavra não são por mim elaboradas; apenas sento, leio, oro e escrevo. Ponto e pronto.
A questão é que sinto o fluir de algo maior do que eu e que é extensão simples do Evangelho inscrito em mim pelo Espírito Santo.
Há 4 evangelhos; e deles decorrem bilhões de evangelhos carregados do que os 4 ensinam. De modo que os 4 evangelhos são um; e esse único Evangelho gera os milhões e bilhões de aplicativos do Evangelho.
Não há o 5º Evangelho. O que há são muitos um só Evangelho sendo escritos todos os dias diante dos nossos olhos sempre que alguém encarna a Palavra.
Deus de fato que deseja que todo discípulo seja Evangelho: Boa Nova.
E alguém tem algo contra isso?
Todavia, ao conteúdo do Evangelho nada há a acrescentar e nada há a tirar. Mexer nisso é mexer em fogo que consome.
Ora, espero ter sido útil a você, meu querido Augustus Saulo.
Nele, que tem um só Evangelho, o qual é Ele mesmo, pois, o Evangelho só é aberto se estiver encarnado,
Caio
15/08/07
Manaus
Am