Se tivéssemos que admitir que o ser humano é originalmente capaz de entender a Verdade, teríamos que também admitir que ele, o homem, pensa que Deus existe na e em sua própria existência.
Mas quem pensa originalmente em sua própria existência como lugar da morada de Deus?
Ora, a existência humana é consciência de sua própria existência, e a consciência humana é a existência como garantia significadora da própria consciência.
Quem, portanto, diz, naturalmente, sem nenhuma indução, algo como “a verdade está em mim”?
Portanto, se tivéssemos que admitir que o ser humano é originalmente capaz de entender a Verdade, teríamos que também admitir que ele, o homem, pensa que Deus existe na e em sua própria existência.
Todavia, se o homem não está em equivoco ele tem que compreender a Verdade em seu próprio pensamento.
No entanto, o homem mais sábio da Grécia disse que ele era o mais sábio da cidade porque ele era o único que sabia que não sabia.
Se a Verdade está em mim, por que não posso me lembrar dela? Para então sabê-la sabendo.
Todavia, que memórias eu teria a fim de ajudar-me nessa tarefa de lembrar da Verdade aprendida no tempo anterior àquele no qual eu perdi minha total ignorância?
Onde e de quem eu as teria aprendido?
Aprendi ou elas já vieram em mim?
Nada na Terra poderá ajudar o homem além do pensamento de que é o momento que decide. Isto falando sem nada além de mim como homem e de você como homem. É um pensamento tipo Livro de Eclesiastes.
Existe algo no momento de todo ser humano e existe Momento. Se o dia é Hoje, Hoje é o Momento. É. Toda hora é, mas tem a Hora que É.
Honestamente.Quem pode assegurar alguma coisa para além desse ponto? Ninguém pode acrescentar um Momento ao curso de sua vida. O Momento carrega desígnio.
Para o discípulo, todavia, existe a promessa de que no Momento necessário o Espírito Santo falaria nele, e que por isto ele não deve temer a vida, visto que Deus o salvará em todo momento.
Jesus disse: Naquele momento não temais!
No entanto, para que o caminho seja assim, grande tem que ser a confiança e a entrega. Tão grande como uma semente de mostarda. Ah, e foi Ele quem me deu. Não tenho nem semente de mostarda em mim, quanto mais a Verdade.
É por isto que eu ando Nele, e o Sigo. Ele é a Verdade, e eu o conheço em mim.
Eu creio, por isto é que eu falo.
Caio