ORAÇÃO AO DEUS ÚNICO
Ó Deus Altíssimo, cujo amor é maior que toda criação, e cujo graça é maior que todo agravo, ouve a minha voz, pois a ti clamo com meu coração.
Ó Pai das Luzes, ante cujos olhos tudo se desveste, e por cujo olhar todas as estrelas brilham no firmamento toda luz se acende no coração dos homens, recebe o meu louvor, pois, além de ti não há Deus.
Ó Cordeiro Eterno, Palavra que é, recebe minha gratidão pela graça que me precede no tempo e no espaço, e que por tua bondade foi estabelecida antes de haver qualquer coisa criada, por isto recebe o meu amor, posto que te amo tão somente porque me amaste primeiro.
Ó Espírito Eterno, Verdade és, e é na tua Luz que vemos a luz. Assim, guia-me à verdade, e que não cesses de me provocar, e de me levar como o vento leva as coisas, até que eu, mesmo sem o saber como, veja que o teu caminho é perfeito, e que é caminho de liberdade na verdade.
Deus Único, Vivo e Verdadeiro, guia-me em tua misericórdia e em tua justiça, para que meus lábios sempre tenham a Palavra do testemunho da verdade, e que minha vida jamais consinta com qualquer negação de teu amor.
Olha teu povo espalhado pela Terra, as miríades que confessam o teu nome, mesmo aqueles que não sabem o teu nome, mas que sabem de teu amor. Anima-os hoje, e derrama rios de esperança sobre suas almas, e ajuda o teu povo a caminhar em paz e bom senso nestes dias tão difíceis.
Age em favor de todo aquele que a ti pertence, e desmonta todos os planos dos arrogantes, e dos que julgam poder interferir na vida do próximo com a palavra do amor juízo e do medo. Salva os teus filhos da maquinação maligna e da inveja homicida dos senhores do medo. Estende o teu manto de justiça sobre todos nós, e faze silenciar a voz do adversário e do ladrão de almas.
Tu és o nosso refúgio, por isto em ti nos refugiamos!
Caio