A LONGA E INCANSÁVEL PRESENÇA DA INVEJA NA EXISTÊNCIA HUMANA…

 

A LONGA E INCANSÁVEL PRESENÇA DA INVEJA NA EXISTÊNCIA HUMANA…

 

A inveja é o olhar que fez o Querubim, depois de exaltar-se contra as demais criações de Deus, ensoberbecesse em relação a elas, e, a seguir, invejar a Deus… Daí ter dito: “Eu subirei e serei mais elevado que o altíssimo!

Foi pela inveja que Caim matou seu irmão Abel; pois, vira que Deus dele se agradara, e, por isto, não suportou que houvesse no mundo ágüem que, segundo ele, em seu engano e falta de arrependimento, fosse mais querido de Deus do que ele; embora não fosse…; porém, a inveja o fez ser aos olhos do irmão tomado de inveja amargurada.

Até mesmo Raquel, a amada de Jacó, ao ver que sua irmã dava a luz filhos a Jacó, ainda que a amada fosse ela, Raquel, ainda assim teve inveja da irmã: Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.

A inveja é tão dissimulada que mesmo o coração piedoso na está livre dela; por isto Davi diz: Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.

E tamanha é a possibilidade de que se tenha inveja do mal e da violência, que a sabedoria diz: Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos.

Além disso, se diz no mesmo lugar que a inveja faz processos de somatização radical, visto que se diz: O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.

Em lugar algum se diz que se pode invejar o homem bom [pois toda inveja é má, não importando quem se inveje]. Entretanto, a inveja quase sempre se projeta para o mal, daí se dizer: Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.

Ou ainda: Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios..

A inveja é tão horrorosa que se diz que ela é pior ainda do que as piores coisas: O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?

Do ponto de vista de Jesus a inveja era um dos mais fortes e contaminados dejetos a serem expelidos pelo coração como derrame de morte no mundo: Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura… — procedem do coração do homem.

Tamanho é poder e a presença da inveja no coração dos homens, que o Evangelho nos diz que foi por inveja que Jesus foi entregue…, bem como nos diz que todos os problemas da nascente igreja em relação aos judeus…, e, depois, de Paulo também em relação ao mesmo grupo, decorria da inveja [Marcos 15:10; Atos dos Apóstolos 5:17; 17:513:45].

Quando Paulo descreve o modo existencial que havia se instalado na cultura romana, ele diz acerca deles: Estão cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade…

Além disso, escrevendo aos Gálatas, Paulo diz que a inveja está entre aquelas que coisas que, forjando o coração, a mente, a atitude e os pensamentos e emoções, impede o reinado de Deus no coração do homem: Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

A dissimulação da inveja é tão séria e sutil que Paulo escrevendo aos de Filipenses, diz que por inveja até mesmo se prega o Evangelho, mostrando que não existe tema que isente o homem da possibilidade de entregar-se ao motor da inveja a fim de agir, ou até de pregar a Cristo: Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia…

Paulo também diz que o suposto trabalho de discussão teológica, pode ser tomado pelas motivações da inveja; posto que diga acerca do contendor profissional:… É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas…

Por outro lado, Paulo diz que lembra de como era o coração dele em relação a inveja; e isto por mais religioso que ele, o apóstolo, tivesse sido antes de encontrar Jesus: Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros…

Assim, o apelo de Pedro ao espírito dos discípulos é apenas um: Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações… — alimentemo-nos do leite da vida; cresçamos na graça; vigiemos em nós mesmos…

A inveja está presente da Queda do Querubim até ao Anticristo.

A história dos feitos do homem na terra, de suas conquistas, de seus impérios, de suas guerras, revoluções, concorrências, sucessos, e qualquer outra coisa, sempre  foi a história da inveja [com exceções mínimas]. Quem conhece apenas um pouco da História da Civilização concorda comigo.

Por isto, repito mais uma vez os Ais mínimos que caem sobre os invejosos…

1.    Ai do invejoso, pois faz do outro o seu próprio limite.

2.    Ai do invejoso, visto que estabeleça como ideal para si mesmo um eu falsificado.

3.    Ai do invejoso, porque decidiu no ato de invejar viver para se frustrar.

4.    Ai do invejoso, posto que seu desejo seja ser quem ele não é e jamais será.

5.    Ai do invejoso, pois pela inveja se faz assassino de muitas maravilhas de Deus.

6.    Ai do invejoso, visto que morrerá sempre dizendo para si mesmo que tentou e não conseguiu.

7.    Ai do invejoso, posto que não viva, mas apenas exista de tentar…

8.    Ai do invejoso, porque sua recompensa será a sua amargura…

9.    Ai do invejoso, visto que viciará o seu olhar no intento de enfeitiçar…

10.     Ai do invejoso, pois sempre cairá no abismo da tentativa de saltar para onde não seja o seu lugar natural e simples…

11.     Ai do invejoso, posto que corre o risco de fazer coro à Crucificação.

12.     Ai do invejoso, porque não admitirá a própria Ressurreição, antes, por inveja dirá: Foi um embuste…

13.     Ai do invejoso, pois a existência lhe dará em contrário tudo o que por inveja cobiçar. Poderá ter tudo, mas morrerá sendo nada…

 

Pense nisso!

 

Caio

9 de agosto de 2009

Lago Norte

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