A GENTE RECEBE O ESPÍRITO SANTO TAMBÉM PELA FÉ EM JESUS?…

 

—– Original Message —–

From: A GENTE RECEBE O ESPÍRITO SANTO TAMBÉM PELA FÉ EM JESUS?…

To: [email protected]

Sent: Friday, September 04, 2009 11:14 PM

Subject: Conflito na Fé

 

Obrigado Caio! Obrigado mesmo!
O fato de você me responder conseguiu ascender ânimo e esperança em alcançar a fé de forma plena e crescer nela. E de fato, na fé e não numa crença. O que eu esperava era exatamente isso, um “empurrão”, um pegar no tranco para ver se o carro anda. Eu estava paralisado.

Estive em busca de uma “experiência”…, pois não me achava em Deus, ou salvo, ou convertido, ou seja, algo com o que eu pudesse dizer com 100% de certeza de que estou com Deus. Queria algo que comprovasse (e pelo que via e ouvia, dos membros e pastores, principalmente na Comunidade Zona Sul, todo mundo tinha essa experiência, de “sentir a presença de Deus”, e oração em línguas, e eu não sentia nada).
Eu via os outros nessa condição, e eu de lado. E a culpa junto com insegurança me afundava. Medo, ansiedade, etc… E parecia que a cada culto, isso tudo aumentava com a frustração de de-novo não sentir nada.
Com o tempo fui dando vazão à incredulidade. Acho que sou extremamente racional e nada emocional (às vezes acho que sou estúpido emocional), e a lógica foi tomando conta de minha mente, lógica que foi tentando entender Deus, seu motivos, etc… Não gostava de ir ao culto, de louvar, e queria gostar, o que aumentava minha culpa, e ao mesmo tempo criticava muito sem querer criticar (e tinha razão em criticar, pelo que aprendi a respeito da graça e liberdade em Deus, no seu site). Antes da Zona Sul, passei até pelo famoso Encontro do G12, e nada comigo aconteceu. Enfim, foi uma luta interna grande, que inclusive descambou em depressão. Desgaste psicológico. Até que cheguei num ponto em que fui atrás de respostas dos incrédulos, e a partir daí foi tudo pro beleléu pra cair nas dúvidas.
Mas tudo coopera para o nosso bem. Antes eu buscava experiência religiosa, agora tento melhorar comigo mesmo, buscando amor ao próximo, acabar com qualquer resquício de inveja ou amargura, e viver em fé naquele que nos chama para viver em amor. Seus artigos me ajudaram bastante e continuam me ajudando. Estarei lendo detalhadamente um por um. Viver pela fé, que opera pelo amor! Conhecer mais Jesus Cristo! Sua essência! Suas palavras! E colocar em prática!
Eu apenas queria entender mais sobre a passagem em Gálatas “Recebeste o Espírito pela Lei ou pela pregação da fé?” e passagens que falam coisas similares. Eu vou procurar e sei que vou encontrar as respostas que necessito na caminhada. Gostei demais dos 2 artigos que você indicou pra eu ler!
Obrigado de novo, pela resposta, pelo seu carinho, pela sua sinceridade, pelo trabalho que exerce, pelo zelo que tem pelo genuíno evangelho, de graça, liberdade e paz!
Que a verdadeira paz e graça de Cristo seja contigo sempre!

Abraços,
__________________________________
Resposta:

 

Meu mano amado: Graça e Paz!

 

Tudo o que eu desejaria agora era que você lesse o meu livro “Espírito Santo, o Deus que vive em nós!”, no qual todas as suas questões são respondidas amplamente conforme o ensino de Jesus e do Novo Testamento.

Infelizmente, todavia, o livro ainda não está posto para download no site; embora eu creia que logo ele venha a ser disponibilizado lá…

Na realidade tudo é pela fé…

Portanto, não razão para que tudo seja pela fé, menos o Espírito Santo…

Entretanto, no meio cristão pentecostal, tudo não é pela fé; pela fé somente cura e milagre…, o mais, todavia, é pela emoção como histeria piedosa…

O Espírito Santo, então, é concedido totalmente pelo esforço humano, pela sua concentração emocional e pela sua aflição desejosa de Deus; e mais: tem que haver línguas e sinais externos de natureza mística e mágica, pois, para o crente, o fruto do Espírito, a presença do Espírito, não é amor, alegria, paz, bondade, benignidade, mansidão e domínio próprio, mas sim euforia descontrolada…, embriagues dos sentidos…, profecias nervosas e muita santaradice…

Jesus, no entanto, disse que o Pai dá o Espírito Santo a quem quer lho peça, assim como um pai humano bom, que, recebendo o pedido de um filho que lhe pede um pão, a ele não serve uma serpente…

Portanto, para receber o Espírito Santo basta dizer: “Pai, dá-me o Teu Espírito!” — e o Pai dará o Espírito…

No entanto, desde quase sempre…, e especialmente em razão da espiritualidade legalista da Lei e dos cultos de mistério ao estilo gnóstico esotérico, não demorou e os discípulos começaram a pensar que o Espírito Santo seria o Deus dos méritos humanos depois de a pessoa ter sido salva por Jesus

Daí Paulo perguntar aos Gálatas: “Recebestes o Espírito pela pregação da Lei ou pela pregação da fé?” 

Ora, qual é a resposta que Paulo queria ouvir, senão a única; a saber: que todos recebemos o Espírito Santo quando cremos em Jesus; que todos, no ato da fé em Jesus, fomos selados com o Espírito Santo da Promessa; e que todos nós fomos batizados no Espírito Santo no Corpo de Cristo!

Sim, todos nós; todos os que cremos; sem exceção!…

“Ora se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai Celeste não dará o Espírito Santo a todos os que lho pedirem?” — indaga Jesus o óbvio…

Assim, mano, não crer que o Espírito Santo me seja dado pelo amor do Pai em razão de minha fé simples e humilde, é pecado contra a Palavra de Jesus e contra a pureza e simplicidade do amor de Deus.

Por isto é útil meditar no fato que a fé não tem nada a ver com emoção.

Leia:

CONVERSÃO SEM EMOÇÃO…

NADA SABENDO, MAS ENTENDENDO TUDO!

Portanto, apenas creia e descanse, pois, de fato, pela fé, você é habitado pelo Espírito de Deus, e Dele bebe de todas as fontes espirituais que estão franquiadas a todos nós que cremos, e não apenas a um grupo de fanáticos nervosos e aflitos…

Receba meu beijo e minha recomendação de que você procure o livroEspírito Santo, o Deus que vive em nós!”

 

Nele, com todo amor e confiança nos cuidados do Pai, que nunca dá espírito imundo a quem pede o Espírito Santo,

 

 

Caio

5 de setembro de 2009

Lago Norte

Brasília

DF

Leituras recomendadas:

A IGREJA DE SIMÃO, O MÁGICO, VENCEU A PARADA?

O ESPÍRITO SANTO: TEMA DA ESQUIZOFRENIA DE CRENTES!

SERÁ QUE PEQUEI CONTRA O ESPÍRITO SANTO? – A QUESTÃO RECORRENTE…

SERÁ QUE PEQUEI CONTRA O ESPÍRITO SANTO?

DEFICIÊNCIA FÍSICA E CARÊNCIA EMOCIONAL E AFETIVA- I E II

ELE ESTÁ AÍ, COM VOCÊ!

BUSCO O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E NÃO RECEBO

NÃO SINTO A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO

AS LÍNGUAS SÃO A EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO?