Alma…essa é uma das palavras mais vitais de qualquer vocabulário. 
O nível  de complexidade relacionado ao que se define por “alma” é tão grande que a  sabedoria manda simplificar…a fim de não confundir.
Hebreus 4: 12 e 13  nos fala acerca da impossibilidade humana de destrinchar os conteúdos, os  limites, as existências em-si-mesmas daquilo que os nossos vocábulos designam  como mundo interior…e afirma que somente a Palavra de Deus pode fazer a  separação entre tais ethos…tais coisas em-si:
Porque a palavra de Deus  é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra  até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir  os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante  dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem  havemos de prestar contas.
Toda tentativa de fazer “separação” que  estabeleça “precisão” entre aquilo que nos constitui interiormente, anda ainda  longe de poder definir o quê é o quê em nós.
De fato, a interioridade  humana pode ser discernida apenas, talvez, pelo próprio homem..ainda que sempre  “em parte”…
Mas jamais pode ser completamente explicada.
O ser é  discernível, mas não é explicável em palavras.
O homem pode “examinar a  si mesmo”, mas não consegue nem explicar e nem auto-definir sua própria  constituição, nunca conhecendo bem as fronteiras e as intercomunicações de seu  próprio interior.
A humanidade pode desenvolver uma Psicologia… O  que ela não pode é pedir ao psicólogo que explique a si mesmo.
Quando se  trata do “em-nós-mesmos”…a gente pode apenas pedir a benção de discernir…  Explicar seria pura bobagem.
Paulo é o autor do Novo Testamento que mais  “psicologiza” acerca da interioridade humana, mas não faz nenhum exercício de  sistematização de coisa alguma a esse respeito.
O que interessa hoje,  aqui, é olhar superficialmente como Paulo designa o termo psique e à quê ele a  relaciona.
Paulo emprega o termo psique apenas doze vezes. 
Em  seis desses casos o significado é vida:
Rm 11:3: Senhor, mataram os teus  profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e procuraram tirar-me a  “vida”?
Rm 16:4: …os quais pela minha “vida” expuseram as suas cabeças;  o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
I  Co 15:45: Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se “alma  vivente”; o último Adão, espírito vivificante.
II Co 1:23: Ora, tomo a  Deus por testemunha sobre a minha “vida” de que é para vos poupar que não fui  mais a Corinto…
Fp 2: 30:…porque pelo evangelho de Cristo…chegou  até as portas da morte, arriscando a sua “vida” para suprir-me o que faltava do  vosso serviço.
I Tess 2: 8: Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa  vontade desejávamos comunicar-vos não somente o evangelho de Deus, mas ainda as  nossas próprias “almas”; porquanto vos tornastes muito amados de  nós.
Dentre os quatro usos psíquicos—ou seja, psicológicos—, três  indicam desejo:
Ef 6:6:…não servindo somente à vista, como para agradar  aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de “coração” a vontade de  Deus,
Fp 1:27: …firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma  só “alma” pela fé do evangelho…
Cl 3:23: E tudo quanto fizerdes,  fazei-o de “coração”, como ao Senhor, e não aos homens…
Ainda  designando o termo como algo psíquico, Paulo o usa a fim de também indicar  emoção:
E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso  espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a  vinda de nosso Senhor Jesus Cristo— I Tess 5:23
Os dois exemplos  restantes retirados do uso que Paulo faz de “psique”, são pessoais e designam o  individuo, o ente perceptível, historicamente:
Rm 2:9:…tribulação e  angústia virão sobre a “alma” de todo homem que pratica o mal…
Rm 13:1:  Toda “alma”—ou homem—esteja sujeita às autoridades superiores…
Para  designar o que há de mais superior na existência humana interior,Paulo usa o  termo pneuma.
Assim, ele estabelece uma diferenciação de fontes vitais na  interioridade humana.
Há o homem “almal” e há o homem “espiritual”—sendo  que a primeira dimensão se vincula mais ao que existe como emoção, afeição,  constituição de personalidade, influências culturais, e relacionamentos  inter-pessoais, com todas as “trocas” que se transformam em “cumulações” e  “heranças”…derivadas do existir de todos os humanos.
Assim, o Homem  Psychikos expressa a natureza humana em si mesma.
A segunda dimensão—a  espiritual—expressa o nível de ser que transcende o imediato. É o transcendente  no homem…e que é transcendente ao homem…sem deixar de ser o  homem.
Desse modo Paulo fala do Homem Pneumatikos e que expressa o ser  consciente e subordinado ao Espírito de Deus…pondo o próprio espírito humano  como senhor de sua própria alma. 
Assim, o espírito dos profetas está  sujeito aos próprios profetas!
Paulo diz: 
Ora, o Homem Psychikos  não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não  pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o Homem  Pneumatikos discerne tudo muito bem, enquanto ele por ninguém é discernido— I Co  2: 14,15.
Paulo, todavia, não esquizofreniza esses dois homens no Homem.  Ele é um só…embora haja dimensões de um só…que expressem conflito entre  si.
Romanos 7 expressa essa luta interior melhor do que qualquer outra  descrição bíblica.
Mas Paulo também emprega psique junto com pneuma, e  faz isto numa visão integral da Graça de Deus operando na redenção do ser como  um todo. 
Em I Tess 5:23 ele descreve a materialidade e a imaterialidade  humana—tanto a corporalidade, como também a sua natureza em si…tanto a  Psique-Imedita como a Psique-Transcendente—, e não separa tais dimensões em  nenhum momento, pelo contrário: ele toma as diferentes funções do interior  humano e delas faz uma e a mesma coisas, o ser—, e põe tudo o que nos constitui  sob a Graça de Deus: 
E o próprio Deus de paz vos santifique  completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados  irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Desse modo, eu  tenho uma alma que é alma no espírito e um espírito que é espírito na  alma.
A alma do espírito é ser espírito para a alma e o espírito da alma  é ser alma para o espírito.
Bem-aventurados os que crescerem para  alcançar não apenas esse entendimento, mas essa Vida.
Eu quero,  Senhor!
Caio
Escrito em 2003  
 
								 
								