—– Original Message —–
From: CAIO, COMO VOCÊ CRÊ
Sent: Friday, February 20, 2009 3:10 PM
Subject: esclarecimento
Prezado Rev. Caio,
Tenho em minha vida tentado compreender algumas doutrinas não bíblicas, ensinadas por pastores que tem apresentado uma linguagem sábia de um conhecimento extraordinário, mas que ainda mantém doutrinas no mínimo bizarras, entre elas :
Trindade ou tríades: esta doutrina nunca nem passou de perto pelos seguidores de Jesus, não há nenhuma citação nos evangelhos, cartas paulinas ou apócrifos…
Deus (soberano – Creador)
Jesus (filho encarnado)
Espírito Santo – creio que seja o próprio Deus e não uma terceira pessoa, nem sequer um Deus distinto como IHWH e YESHUA. Às vezes esta tal trindade dá a impressão de dois Deuses com um filho, um tanto estranho.
Mas tenho muita vontade de saber a fundo.
Não quero ser um herético, onde na Bíblia há texto indicando uma terceira pessoa, separada, distinta, com personalidade, qual o seu nome?
Deus esta assentado em seu trono, seu filho a sua direita e o Sr. Espírito Santo onde está?
Esclareço não tenho visão unicista, nem dualista, nem das Testemunhas de Jeová. Até acredito no Shemá Ysrael.
Como sei de sua sabedoria acredito que o estimado poderá me ajudar.
Mas até que seja realmente ensinado, não posso crer que gente tão cheia de sabedoria, possa compactuar com a base doutrinária de Constantino.
Que Deus me perdoe se estiver errado, por isso peço sua ajuda e compreensão.
Atualmente vivo em dois mundos – o mundo cristão e o judaico, mas na verdade nem um dos dois satisfaz meu coração.
Se puder me ajudar, por favor.
Caso contrário envie este e-mail para a lixeira .
E que Deus o abençõe!
Judá Levi
________________________________________
Resposta:
Meu amado Judá: Graça e Paz!
“Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” — diz Paulo, escrevendo aos Colossenses, acerca de Jesus, o Cristo.
Sobre Si mesmo, Jesus disse: “Quem me vê a mim, vê o Pai”. E mais: “Eu e o Pai somos Um”; e de acordo com o Sumo-Sacerdote, assim declarando, pela teologia judaica, Ele, Jesus, se fazia igual a Deus.
Jesus também diz que ninguém Vem ao Pai senão por Ele. E quem lê a Sua chamada “Oração Sacerdotal” em João 17, vê que para Jesus Ele e o Pai existiam
Daí o convite Dele na Oração seja para que nós nos misturemos Nele e no Pai.
Sobre o Espírito Santo, Jesus apenas disse: “Ele recebeu do que é meu”; e acrescentou acerca desse novo modo de provar Deus no ser, pelo Espírito e pela Palavra: “… e nós viremos para ele [para aquele que acolher o Espírito e Palavra em amor e fé], e faremos nele morada”.
No mais, Jesus diz: “Tudo me foi entregue por meu Pai.” E acrescenta: “E recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”. Antes Ele já dissera: “O Espírito Santo, que o Pai enviará, vos dará o que falar…”. E ainda: “O Espírito Santo hoje está convosco, mas estará em vós”.
Em Mateus a ordem de Jesus para pregar, ensinar e batizar se faz acompanhar do “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
A mim me parece que isto nada tem a ver com Constantino. Ou tem?
A “Trindade de Constantino” está presente nas doutrinas dos Credos do Cristianismo — e como tenho dito [e se lesse o site com cuidado de fato saberia], eu nada tenho a ver com Constantino e com o Cristianismo. Sou discípulo de Jesus e sou um cristão nos moldes do termo na boca de Pedro em sua 1ª Epistola. Mas sou apenas uma pessoa do Evangelho de Jesus. É difícil para você esta afirmação?
Sim! Tenho muito menos a ver com isso que você; que vive ainda preso entre esses mundos falidos desde a Cruz: o do judaísmo e do cristianismo. Sim! Pois o judaísmo já estava morto e o Cristianismo já nasceu morto.
Meu irmão, você ainda está nas angustias de Apolo, o pregador, conforme o livro de Atos nos narra. Ou ainda como os “discípulos” encontrados em Éfeso, que sabiam do batismo de João, mas pouco de Jesus e nada do Espírito Santo (Atos 18-19).
Você busca a Deus com a cabeça. Pensa em Deus com a cabeça. Almeja Deus com a cabeça.
Ora, seu modo de pensar/Deus é profundamente Constantiniano e você nem se dá conta disso.
Sim! Você guerreia contra Constantino com as armas de Constantino, as quais se voltam contra você e o ferem.
Se você puder me escrever algo sobre quem é você, seus conflitos, sua natureza mais intima, seu Inconsciente, suas pulsões psíquicas — e puder me dizer de onde tais coisas vêm e por que se instalam em você; e isso com a fenomenologia bem explicada — então, eu conversarei com você sobre a Fenomenologia da Trindade, não porque eu creia que seja útil ou possível, mas apenas por verificar que, se você for capaz de falar de você mesmo com profundidade [ente acessível a você e do seu tamanho: você], então, quem sabe, poderá se divertir com a besteira de entender Deus com a cabeça.
Não se ofenda, pois, trata-se de um principio de Jesus: viajar do menor para o maior; ser fiel primeiro no pouco; e, depois, no muito. Portanto, se você puder me convencer do finito, você! — então, quem sabe, não dirá do infinito nenhuma bobagem, permanecendo na sabedoria dos que, acerca de Deus, sabem apenas para dizer: “Conheço-o! Mas não sei explicar!”
Chamo a Deus de Pai porque Jesus assim o chamou.
Chamo Jesus de Filho e de Senhor, porque Ele disse: Eu o sou! E porque o Pai disse: Eis o meu Filho!
Chamo o Espírito Santo de Santo e de Espírito, porque
Quanto a Deus ser Soberano Senhor, leia o Novo Testamento todo; ou apenas a Epistola de Judas.
João diz que quem confessa que Jesus veio em carne, esse confessa o Pai e o Filho; e procede de Deus.
E Paulo diz que ninguém pode dizer sinceramente “Jesus é o meu Senhor”, senão pelo Espírito Santo.
Assim, meu querido rabino ou mestre, esqueça Constantino e o judaísmo, e leia a Palavra, leia o Novo Testamento — e cresça no óbvio ali apresentado.
Mas não se esconda em Constantino e em suas loucuras [maiores foram as loucuras dos que a ele se entregaram: os bispos e teólogos] a fim de não ver o Sol Nascente das Alturas explodindo Luz na sua cara.
Não sou anatomista de Deus!
Apenas creio em Deus como Jesus me ensinou a crer; ou seja: do mesmo modo que Ele se relacionou com o Pai e com o Espírito.
O mais, sinceramente, pergunte a Deus; pois, eu mesmo, desde que O conheci aos 18 anos, nunca tive esse conflito. Afinal, quem prova não se preocupa com a química, mas com a experiência. E se Aquele que se prova é Infinito, então, finita é a curiosidade e infinita a satisfação.
Você disse:
“Deus esta assentado em seu trono, seu filho a sua direita e o Sr. Espírito Santo onde está?”
Deveria estar no trono de seu coração!
Digo isto a você em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Com todo amor no Espírito da verdade,
Nele, que é,
Caio
20 de fevereiro de 2009
Lago Norte
Brasília
DF