Oi Caio,
Percebi que várias vezes, em seus artigos, você aconselha as pessoas a lerem obras que as ajudem a se contextualizar na interpretação da bíblia.
Concordo plenamente com a visão de que essas são umas das ferramentas mais poderosas na ajuda da leitura da bíblia.
Gostaria de saber se você não pode me recomendar alguns livros bons que falem sobre a história, costumes e práticas do povo judeu na época bíblica.
Um abraço,
Anderson
_________________________________________________________________________________
Amado Anderson,
Já falei algo parecido aqui mesmo no site, mas vou repetir.
Li muita coisa até a… uns 15 anos…talvez.
Depois passei a ler apenas que me dizia algo novo.
Vaidades tomam muito tempo útil. Por isto, não leio só por ler…e muito menos para dizer que sou culto e atualizado.
Faz pelo menos uns dez anos que não leio nenhum livro evangélico—digo: livro de editoras evangélicas…não fazem meu gênero.
Acho, em geral, que os conteúdos são fracos, as argumentações não são provocativas, os desenvolvimentos não saem do lugar, as formas não tem curvas e nem belezas, etc…
Os comentários bíblicos em geral são úteis…e os livros técnicos são bons para quem não fica neles…mas os aplica para além deles mesmos…pois, em geral, são frios e não se propõe a nada na vida.
O que sugiro:
1. Leia a Bíblia. Em seqüência, toda ela—sempre! E busque saber qual era a história que estava rolando enquanto aqueles livros estava sendo escritos. Digo: dentro e fora de Israel!
2. Tenha comentários, pelos menos dois ou três, para cada livro da Bíblia—e que não sejam sempre das mesmas editoras, especialmente se forem denominacionais—, para que não sejam samba de uma nota só…
3. Use material que o ajude a entender os tempos e épocas bíblicas. Jeoquim Jeremias e autores como ele são bons. Por exemplo: A Poesia e o Camponês…Ou A Vida Diária nos Dias de Jesus…São ótimos.
4. Leia Flávio Josefus…Antiguidades, etc…Ou mesmo Heródoto…E você vai aprender muito com o contexto.
5. Leia tudo e ouça tudo a partir da Palavra. Assim, tudo contribui…
6. Os canais Discovery e National Geographic são maravilhosos para quem quer se divertir e aprender história universal, arqueologia, antropologia, etc…Esses conhecimentos são úteis para quem não lê a Bíblia esquizofrenicamente.
7. O mais é com você…sua vida interior…seu pensar em Deus…sua capacidade de crer, e, portanto, de saber que a Verdade não foge do saber.
Bem, em linhas gerais, é isso o que faço.
Mas não estou dizendo o que você ou ninguém tenha que fazer.
Cada um aprende a seu próprio modo.
Não há receitas.
Faça a sua.
Nele,
Caio
26/06/03