GENTE COM IMUNIDADE ESPIRITUAL E PSICOLÓGICA BAIXA
—–Original Message—–
From: GENTE COM IMUNIDADE ESPIRITUAL E PSICOLÓGICA BAIXA
Sent: domingo, 2 de maio de 2004 00:55
To: [email protected]
Subject: Por favor preciso de sua ajuda
Prezado Caio Fabio,
Que bom encontrar este site, tenho encontrado graça de Deus por aqui…sei de sua dor e consolo em relação ao seu Lukas.
Eu tenho 32 anos, me converti aos 13 anos numa igreja muito legalista. Aos 16 saí e fui para o “mundo”, como eles me diziam. Me envolvi com prostitutas e bebidas.
Aos 22 anos depois, de um vazio muito grande na alma voltei, para a Igreja legalista; então, foi aí que começou uma pressão muito grande dentro de mim; tive que abandonar o futebol que tanto gostava, para viver uma vida de santidade…
Depois de 2 anos na igreja, comecei a sentir uma culpa muito grande em relação ao passado, e comecei a ter sonhos que estava contaminado com o vírus da Aids. Então sem orientação medica nenhuma e sem nenhum sintoma, fiz um teste que deu um resultado chamado” falso positivo”.
Quase fiquei louco… e com medo de fazer outro exame…
Conversei com o pastor, e ele me disse que não era para fazer outro teste, que eu iria vencer aquilo pela fé.
Fiquei um mês com isto rolando na minha cabeça, e depois procurei um medico e fiz vários outros exames, que deram negativos. O médico me disse que isto pode ocorrer em um exame desta natureza.
Mas depois disto entrei em depressão…isto faz 9 anos…minha vida mudou completamente depois disto… não consigo ter uma vida de oração e leitura da Bíblia; passei por várias igrejas tradicionais, pentecostais, tradicionais carismáticas… fiz terapia por alguns anos também.
E durante todo este período a culpa pelo passado tem me levado a uma vida de impureza sexual, relacionamentos apenas visando sexo puro e simples; e vindo após disto o medo da AIDS…
Parece que a culpa ou até um desejo masoquista de ser punido por Deus… tipo: eu preciso ter aids para pagar os meus erros do passado e os atuais…
E para complicar, há cerca de dois anos tive um Relacionamento com uma mulher casada (segundo a mesma ela estava se separando), e não me preveni quanto a aids (usando preservativo)… Entrei em crise profunda de depressão, precisando ser medicado; pois pensei que ia entrar em estado de mais loucura…
Fiz novamente um exame de HIV, vindo a ser negativo.
Pastor depois disto fugi daquela mulher, mesmo sentindo um forte desejo por ela… Também me mudei para fora do Brasil, onde estou trabalhando num sub-emprego e estudando inglês…
Espero voltar ao Brasil em breve. Sinto saudade de tudo. E volta e meia este último relacionamento me espreme a alma; bem como a saudade da família, e dos amigos, o que me faz sentir profundamente triste e deprimido.
Pastor Caio eu conheço a Palavra de Deus, reconheço que sou pecador; mas eu gostaria de me ver livre deste pesadelo tão real; gostaria de conhecer alguém, de me casar, ter uma família, de me ver livre destes remédios que tomo, gostaria de voltar a sonhar com uma vida diferente, de poder testemunhar Jesus com simplicidade e humildade.
Espero contar com seu apoio; como disse tenho lido o seu site e sei o que está escrito; e sei que estou ha milhares de kilometros de distancia daquilo que aprendi sobre culpa, graça, amor, misericórdia.
De alguém que sabe que é pecador cheio de culpa e medo; e que sonha ser um pecador cheio de graça e misericórdia de Deus.
____________________________________________________________
Resposta;
Meu amado irmão: Segurança e paz para você!
O meio cristão, em geral, sofre de aids no sistema de imunidade psicológica.
Ou seja: não têm nenhuma imunidade contra o vírus da culpa (que é uma espécie de HIV psicológico), visto que tudo os fragiliza até à beira da morte.
Esta é a razão também porque somos tão escandalizáveis…o sistema imunológico não funciona…e a pessoa sempre tem uma crise…e fica com medo de “contágio”…e que poderia levar a pessoa a contrair algum mal.
Você já foi mais adiante nesse quadro de “aids psicológico”. O legalismo da lei (equivocadamente chamada de Palavra e Evangelho), mergulhou você num poço fundo de culpa.
A lei só tem o poder de danar e condenar todos os indivíduos, e de gerar neuroses e paranóias; mas não tem o poder de pacificar o coração, a ajudar o indivíduo a crer.
A lei não carrega fé, mas tão somente a presunção humana de poder agradar a Deus pela perfeição pessoal. Ora, nada adoece mais uma alma do que isso!
Do ponto de vista psicológico, esse medo de contrair enfermidades, é chamado de hipocondria.
De fato, sua baixa imunidade espiritual e psicológica o deixou paranóico…com medo de contrair aids, ao mesmo tempo em que gerou uma hipocondria…pois você está mesmo se tratando como um paciente terminal…sem ter nada.
Seu problema é de sentimento de culpa, em razão de você ter tido uma educação cristã neurótica na dimensão da sexualidade, como acontece com freqüência.
Quanto a voltar e voltar a fazer…a se prostituir…e até mesmo a não se precaver…digo o seguinte:
1. Quanto mais você estiver vivendo as culpas do passado, mais pecados e descontroles haverá na sua vida no presente, visto que as culpas do passado sempre se fazem justificar como verdadeiras “obrigando” o indivíduo a fazer as coisas que reprova, a fim de poder dizer para si mesmo que seu auto-diagnóstico está correto…agradando a hipocondria que o habita.
2. Enquanto você não conhecer a Graça de Deus conforme o Evangelho, você não terá outro caminho se não o do vício culposo. Sentir culpa é algo que vicia; e adoece a alma mais do que qualquer coisa. Até aqui você conheceu um pouco a Bíblia, e chama de Palavra os equivocados e legalistas discursos que ouviu…mas você ainda não creu…para você mesmo…no Evangelho; visto que, nesse dia, surgirá em você a certeza de que seus pecados passados, presentes e futuros já estão pagos por Jesus desde antes da fundação do mundo. Antes de seu passado, já havia a Cruz.
3. Descansar na Graça é saber que os seus pecados estão perdoados mesmo, em Jesus; e, também, saber que isto acontece todos os dias. O Cordeiro de Deus tira (presente contínuo) o pecado do mundo. Sim, Ele tira…todos os dias.
4. Experimente me dar só um pouquinho de crédito, e faça o seguinte: Confesse e creia que seus pecados estão perdoados. Tome posse disso pela fé no Deus que é Fiel mesmo quando somos infiéis. E mais: ouse crer que nada pode separar você do amor de Deus, visto que não é você quem o ama; mas é Ele que ama a você, de fato. Veja: eu duvido que se você crer nisto, e descansar, confiar e se entregar a essa fé, todos esses bichos não irão embora!!
5. Além disso, gostaria que você se ocupasse em ler o site. Há conteúdo aqui, sobre a Graça de Deus, que você levará meses e meses para ler…e tudo está aí…disponível…e com grande poder de ajudar a você….como tem ajudado a milhares de outros. O que eu mais vejo acontecer aqui é cura…especialmente a cura da culpa…que é uma façanha que somente é realizada na Graça de Deus.
Se você crer…tudo isto ACABARÁ.
Então você vai experimentar o que é Vida Abundante!
E não subestime a capacidade inconsciente que a gente tem de boicotar e fazer mal a nós mesmos.
Nele, que já libertou você do passado, do presente e do futuro–pois nenhuma dessas coisas pode nos separar do amor de Deus,
Caio