O SEMEADOR SEMEIA. VOCÊ PARE DE CONVERSA FIADA!

 

 

 

O SEMEADOR SEMEIA. VOCÊ PARE DE CONVERSA FIADA!

 

 

 

 

Os seres humanos são influenciados por tudo. Influenciados pelo que carregam geneticamente, pela herança cultural familiar e regional, pela força dos significados de sua própria geração, pelas tendências do mundo — de que tamanho seja o mundo da pessoa —; pelos afetos, pelos amigos, pelo companheiro [a], pelo trabalho, pelas suas fontes de informação, e, também, pelo mundo invisível.

 

Diversas vezes nos Evangelhos Jesus adverte sobre essas fontes de influencia.

 

Por exemplo:

 

“Cuidado com fermento de Herodes e dos Fariseus!”

 

“Acautelai-vos desta geração perversa!”

 

“Vigiai, pois aqueles dias serão maus…”

 

“Cuidado que as conseqüências da orgia, da dissolução, da embriaguez e das preocupações deste mundo não vos apanhem como um laço”.

 

Na Parábola do Semeador Jesus diz que os agentes que podem matar a Palavra no coração são principalmente os seguintes:

 

 

1.                 O mundo espiritual: “Vem o diabo e arrebata a Palavra do coração…”;

 

 

2.                 O mundo interior: “…a terra era pouca, e o solo era pedregoso…”;

 

 

 

3.                 O mundo exterior: “… mas havia espinho, os quais sufocaram a semente”…;

 

 

Ora, em todos os casos, não importando o agente do desanimo na alma, Jesus manda vigiar sem que se considere um perigo maior do que o outro.

 

Assim, tanto faz quem faz o quê em nós!

 

Sim! O diabo, o mundo interior e o mundo exterior, todos, são igualmente agentes da mesma desgraça em nós: roubar, matar ou sufocar a Palavra.

 

O diabo pode roubar a Palavra. O mundo interior pode ser impermeável à Palavra, quando ela tenta descer sua profundidade em nossa vida. O mundo exterior sufoca a Palavra, não deixando que ela fique só em nós, tamanha é a concorrência dos espinhos exteriores do mundo.

 

Jesus, no entanto, não trabalha com álibis.

 

Desse modo, tanto faz, pois, o que interessa a Jesus é o resultado de vida ou morte, e não o agente da vida ou da morte.

 

Assim, não há em Jesus o que não há na vida!

 

Portanto, se faz mal, se tira a pessoa do caminho da Vida e da vereda da Palavra, para Jesus basta.

 

Não há hierarquia de perigos ou de agentes de perigo. Se o resultado é que a Palavra não se instalou na pessoa, tanto faz se foi o diabo que roubou a Palavra, ou se foi a indisposição interior que a pedrou no ser, ou se foi o mundo, com seus espinhos, o poder que sufocou a Palavra no coração.

 

Desse modo, se em Jesus não há acusações, também, Nele, não há desculpas.

 

Sim! Pois, lá no fundo, tanto faz mesmo; e um dia ficaremos sabendo.

 

E o que ficaremos sabendo?

 

Ora, saberemos que o homem podia decidir muito mais do que ele quis decidir, e que, por isto, se de um lado ele pode ser vítima do diabo, das tendências interiores e do mundo; de outro lado, ele não terá desculpas a dar; pois, pelo que Jesus insinua, o dia rouba a semente, mas o homem tem que consentir; o mundo interior e seus caprichos influenciam as decisões do homem, mas ele tem que deixar que tal determinação se estabeleça nele; e o mundo exterior pode impor seu fluxo, mas o homem tem que se entregar a ele.

 

Jesus trata tudo assim, pois, é assim que as coisas são.

 

Portanto, não vemos Jesus fazendo psicologia de consolações vazias e que mantêm a pessoa no estado de acomodação.

 

O diabo existe; o interior humano tem seu poder de manifestação à revelia; o mundo-sistema-exterior também carrega seu poder monstruoso — mas nenhum deles é legitimado por Jesus como sendo um poder invencível.

 

O tempo presente é estranho…

 

Hoje o que se vê é que se a semente não fica no coração, a culpa é do diabo; se o mundo interior se fechou para a Palavra, a culpa é dos humores e dos traumas psicológicos, do pai, da mãe, e da cultura do “coitado empedernido”; se os poderes da sedução do mundo chegam com seus encantos de morte e de alienação, então, a culpa é do sistema perverso. 

 

O homem, porém, é apenas um nada. Sim! É cada vez mais visto como uma vitima de tudo.

 

Jesus, no entanto, jamais enganaria o homem com justificativas para que ele se mate e mate à sua volta.

 

Não! Para Jesus o diabo existe, mas a culpa de não reter a Palavra é do homem. O coração é enganoso, mas a culpa de não acolher a Palavra é do homem. O mundo é mau, mas o mundo é produção do homem em associação com o diabo, sendo, portanto, responsabilidade de todo homem lidar com o mundo sem achar nele álibis para a morte.

 

É com essa objetividade que Jesus trata as coisas mais decisivas desta existência.

 

O homem sábio crê, vigia e pratica o que Jesus ensinou; e não busca molezas e nem desculpas, pois, o caminho de um homem não é como o caminho dos meninos adulados.

 

Afinal, que direi se não guardo a Palavra? Que foi o diabo que a roubou de meu coração? Que a culpa é da minha constituição refratária ao amor? Que a responsabilidade de meu desvio da boa vereda é do mundo, que me seduziu?

 

Eu sei que a responsabilidade é minha!

 

Espero que você saiba que é sua também!

 

 

Nele, que nos chama à vida e não às desculpa para que se não viva,

 

 

Caio

9 de janeiro de 2009

Lago Norte

Brasília

DF