ONDE ENTRA DEUS NISSO?
“Aos Seus amados Ele o dá enquanto dormem”.
“Quem vai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes”.
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”.
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará”.
Quem lê o primeiro versículo bíblico dos acima citados, e não conhece o contexto geral do ensino das Escrituras sobre trabalho e diligencia das mãos e nos atos simples e práticos, pode até pensar que o estimulo bíblico é para que não se faça nada, pois, aos amados de Deus, Ele faz provisão enquanto eles dormem.
Em contraposição, quem lê apenas o segundo, pode pensar que tudo depende exclusivamente de trabalho, e que a resolução do homem e sua perseverança são os únicos elementos vitais em qualquer coisa a ser feita.
Quem lê o terceiro verso, no entanto, fica com a impressão bem mais equilibrada de tudo, mesmo que não conheça o contexto da Escritura acerca do significado do trabalho do homem e da confiança
Já quem lê o ultimo verso, quase sempre se pergunta: “Entregar significa já nada mais fazer?”
Ora, nunca. Afinal, quem entrega, faz algo impossível ao homem sem fé, e, por isto, já pode voltar a fazer, pois, agora, fará sem o desespero do engano da auto-redenção do fazer pelas próprias mãos.
Assim, quem entrega pode trabalhar pelo que entregou, pois, agora, trabalhará sem as presunções da auto-salvação, e, por tal razão, trabalhará sem o paganismo da ação que se pretende realizadora de seu próprio significado.
Entregue tudo e trabalhe livre!
É em tal tranqüilidade que reside o nosso livramento, bem como a nossa eficácia no fazer!
Caio
19 de agosto de 2008
Lago Norte
Brasília
DF