QUE DEUS LOUCO É ESSE?
A Mensagem da Cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos.
Onde está o sábio?
Onde está escriba divino?
Onde o questionador deste século?
Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Sabe-se da nulidade desses esforços e jactâncias humanos porque, pela Sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu pela sua própria sabedoria.
Isto porque Deus mesmo decidiu se revelar como Salvador dos que crêem pela loucura da pregação.
Enquanto isto os Judeus e todos os religiosos pedem sinal para que possam “crer”, e os gregos e sábios buscam sabedoria como evidencia que lhes garanta um fácil e lógico repouso numa “fé” que pela sua própria natureza não daria a glória nenhuma a Deus.
Nós, no entanto, pregamos a Cristo Crucificado, que é escândalo para os religiosos judeus ou não, e loucura para os gregos e também para os que se presumem racionais.
Todavia, para os que são Chamados pela Graça que trás revelação—tanto judeus como gregos—, Cristo é discernido como poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Saiba-se assim que a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
Para se entender isto basta que o próprio indivíduo se enxergue. Se não, vejam irmãos. Olhem para si mesmos.
Observem a natureza do seu próprio chamado.
Notem que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas sem nobreza do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são.
E por que?
Ora, para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus!
Mas Graças a Deus que somos Dele em Cristo Jesus. Sim! em Cristo, que para nós foi feito por Deus Sabedoria, e Justiça, e Santificação, e Redenção!
Em Cristo Jesus temos tudo. Dele vem nossa suficiência.
Mas a fé não é de todos. Pois nem todos conseguem se entregar por inteiro a essa Loucura que se torna sabedoria exclusivamente pela fé.
E alguém pergunta: Por que é assim?
A resposta de Deus não atende às demandas das crenças religiosas—que precisam sempre se auto-justificar—e nem socorre aos caprichos do racionalismo—que pretende sempre explicar—pois que está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor!
Assim, que toda boca se cale. Que faça-se silencio. E que quem quer que deseje se gloriar, glorie-se de não ter do que se gloriar. Antes exalte com gratidão ao Deus que a ele se revelou em Graça.
Caio
Em parceria alegre com o irmão Paulo.
19/12/2003