—– Original Message —–
From: UM DOCUMENTÁRIO FEZ JESUS VIRAR “MITO” PRA MIM!
Sent: Sunday, June 15, 2008 8:50 PM
Subject: JESUS?
Caio,
Querido amigo.
Escrevo hoje, em razão de tudo o que vivo e o que já vivi!
Vivi… Todo o tipo de loucura religiosa, evangélica e tudo mais dentro e fora da igreja.
Vivo… Paz serena e construtiva que se iniciou junto à leitura de seu site.
A questão é a seguinte….
Assisti à um documentário no qual o autor foi assassinado uma semana após a sua produção. É um documentário que relata desde a história da religião até a manipulação de guerras que reinaram ontem e continuam reinando hoje. Muito interessante!
Minha sinceridade junto ao limite da minha consciência branda o seguinte: JESUS é mito?!
De acordo com o documentário, Jesus é só mais uma personificação da alma humana perante aos conflitos do deus sol, que é bom e trás luz ao mundo, com o deus lua, que é mal e trás a sombra da escuridão, na qual estão os perigos da floresta!
Fiquei completamente abismado!
O documentário vai desde a religião até os “atos terroristas”, tanto do dia 11 como todos os outros.
A pergunta paira: JESUS é mito?!
De acordo com o que assisti, sempre existiu essa história de messias nascido da virgem, mestre de 12, dono de milagres, ressuscitado ao 3º dia, etc… etc…. inclusive a cruz!
O que muda são as eras. Designadas pelo zodíaco. No caso de Jesus, seria a era do peixe. Sim! O mesmo que preenche o slogan do canal da Vem e Vê TV! Desculpe por não informar o nome do documentário. O farei em uma próxima oportunidade! Simplesmente o que paira é isto: Jesus é mito? Mitologia vinda de eras?
Tenho “apenas” 17 anos e sempre gostei de te escutar e ler seus artigos. Mas, sinceramente, não consigo enxergar hoje nada além de doutrina. Mesmo que sutilmente doutrina.
Creio no AMOR! DEUS É AMOR! DEUS criador!
Creio sim! Agradeço a Ele por tudo o que passei, mas passei e já era!
Que reine a simplicidade e o AMOR!
Amém!
Se possível responda, por favor!
Que a paz de Deus esteja junto a todos nós!
Superando qualquer tipo de massacre mental!
Não creio na personificação do mal, como um diabo. Creio no diabo-homem, quando se deixa levar pelo egoísmo e se recusa à entrega ao AMOR!
Obrigado Caio!
Gosto muito de você!
________________________________________
Resposta:
Meu filho querido: Graça e Paz!
Não sei que documentário é esse, mas uma coisa sobre ele eu sei: é infantil.
Sim! Infantil e “doutrinário”; isso além de historicamente tolo, pois, nem se dá conta que a cruz é uma invenção romana de execução [portanto, recente].
O que acho é que você anda muito perdido e sem base em sua fé. Sim! Você ainda é filho da religião e de suas “provas de Deus”.
Você é inteligente e se expressa muito bem para sua idade, porém, com pouca cultura da Bíblia e da História; e, assim, como sabe que é mais inteligente que a média, pensa que sabe muito, e, desse modo, dá a si mesmo o direito de ter grandes conflitos de inteligência sob a alegação inconsciente de que estando em conflito, deve ser algo sério, sem se dar conta que é sério apenas porque você é mais inteligente que a maioria, mas muito cru em relação ao que pensa ser importante.
Mentes inteligentes e jovens sempre pensam que estão descobrindo ou tendo conflitos nunca antes existentes, sem saber que aquela viagem milhões já fizeram.
Ou você pensa que ao me converter aos 18 anos e começar a pregar em seguida, exposto aos professores nos Campus, discutindo com eles [na década de 70, que não era filosoficamente superficial como esta década], não fui bombardeado por toda sorte de tentativas de mitificação de Jesus?
Não, meu filho! Não cheguei aqui sem questionamentos; e nem tampouco sem os questionamentos que nascem não de documentários, mas sim de cacetadas da existência!
Seria muita ingenuidade sua pensar que dei minha vida há 35 anos atrás a algo que pudesse ser desmontado por um documentário!
Ora, eu teria milhões argumentos sobre a não mitificação de Jesus como pessoa, mas, de fato, pela minha experiência não perco tal tempo, pois, de fato, sei que tudo isto é tolice e não ajuda ninguém na realidade.
Jesus não é mito. Mito é o que fazem Dele!
Agora, porém, você tem 17 anos; e ainda pensa que o mundo lhe reserva descobertas que tolos anteriores não perceberam.
Fazer o quê?
Convencer você do contrário? Quem? Eu? Ah! Não! Jamais! Seria uma tolice tentar convencer você de que Jesus não é um mito! Sim! A mera tentativa seria “mitificá-Lo”.
Quero apenas, respeitosamente, dizer a você que essa viagem que você está começando a fazer, eu já a fiz de ida e volta muitas vezes.
Sobre “doutrina”, digo-lhe: “Doutrina” é tudo aquilo que se faz verdade pelo sistema que constrói. Ora, nesse sentido não prego “doutrina”, pois, de fato, caso você me lesse mesmo, e me entendesse, compreenderia que não creio em “provas da existência de Deus ou de Jesus” como coisas que mudem a vida de ninguém. O que creio é em experiência de fé com Jesus e com a verdade da Palavra.
Jesus disse: “Se alguém quiser saber se a minha doutrina é verdadeira, esse a obedeça e saberá se falo de mim mesmo ou da parte do Pai”.
Desse modo Jesus retirou a Si mesmo do plano das discussões e disse: “Quem quiser saber se o que ensino é verdade, então, pratique; pois, do contrário, será apenas uma guerra de palavras e não a experiência da verdade”.
Pouco saber ensoberbece. Muito saber quebranta. Quem pouco sabe sempre pensa que muito sabe. Quem muito sabe logo sabe que nada sabe.
Leia a Palavra. Leia meu site. E saiba: a viagem nem começou!
Um abraço forte e cheio de carinho!
Nele, que é fácil saber que não é mito, pois está vivo aqui comigo,
Caio
15/06/08
Lago Norte
Brasília
DF